Materiais para Pintura Hidrográfica

A técnica de pintura hidrográfica vem conquistando cada vez mais brasileiros que querem estilizar e personalizar os seus carros. Há pouco tempo no Brasil a técnica ainda é realizada por pouco profissionais, assim investir em um curso e em materiais para pintura hidrográfica é uma boa ideia para quem deseja ter uma grana extra ou até mesmo para quem já tem uma oficina e quer oferecer aos seus clientes mais esse serviço.

Se você se encaixa em um desses dois perfis, ou quer saber mais sobre o assunto, quais são os materiais para pintura hidrográfica, etc. Continue lendo o artigo e saiba tudo!

Principais materiais para pintura hidrográfica

Se você quer começar a fazer pintura hidrográfica antes mesmo de saber a técnica é preciso que você tenha os materiais para pintura hidrográfica certos, pois somente assim você conseguirá aprender a fazer, ou seja, é preciso colocar a mão na massa e aprender fazendo.

Com o tempo você vai ir melhorando a sua técnica e poderá até mesmo criar diferentes maneiras e formas de pintar.

Os materiais para pintura hidrográfica são bem simples e você pode compra-los pela internet mesmo, tanto separados quanto todas as peças juntas. Confira abaixo quais são e para que são usados:

  • Lixas de carro: Você precisará de lixar o acabamento logo após a pintura, para que deixe a peça lisa e bonita.
  • Tanque: Como a pintura hidrográfica é feita na água é necessário que você coloque a peça dentro de um tanque cheio de água, onde estará a película com o adesivo.
  • Película: Um dos materiais para pintura hidrográfica mais importantes, pois é nela que estará a arte que você colocará na peça desejada. Assim é muito importante saber manusear ela para que não danifique o resultado final.
  • Ativador: Ele é uma espécie de cola que fará com que a película e a arte fiquem na peça sem sair ou descascar.
  • Verniz: Depois de todo o processo o verniz serve para finalizar o trabalho dando uma selagem final, brilho e deixando a peça mais bonita.

Como utilizar os materiais para pintura hidrográfica

Agora que você já tem os materiais para pintura hidrográfica necessários para realizar o trabalho é hora de colocar a mão na massa. Não existe segredo é tudo questão de técnica, que você vai aprimorando conforme fora fazendo o trabalho.

A primeira coisa é separar e deixar em fácil acesso todos os materiais para pintura hidrográfica. Logo em seguida é hora de limpar a peça, pois ela precisa estar totalmente sem poeira e resíduos, lixe bem a peça, pois quanto mais liso melhor a fixação da película.

No tanque, a água deve estar entre 32º e 33º graus, coloque a película no tanque com cuidado para não formar bolhas, o tanque deve ter um tamanho suficiente para caber toda a peça dentro dele. Logo em seguida aplique o ativador sobre a película e espere uns 10 segundos antes de aplicar a peça.

Mergulhe a peça na película lentamente, até que tudo grude nela, espere alguns segundos e retire a peça. Após retirá-la você deve lavar a peça em temperatura ambiente para retirar excessos. Deixe secar completamente e depois finalize com a aplicação do verniz.